Monday, September 10, 2007

Teoria dos Azares Convenientes

Na linha da temática central deste blog, proponho uma primeira abordagem a uma teoria que apelidei de Teoria dos Azares Convenientes e que não é mais do que a aplicação da Inteligência Competitiva à problemática dos azares, em particular, de alguns azares muito convenientes:

Há azares e azares, mas os de mais sensível trato são aqueles que apelidaríamos de azares convenientes, nomeadamente e sobretudo, os azares convenientes para quem os tem e inconvenientes para quem, em virtude do azar alheio, fica prejudicado.

A conveniência do azar não é uma coisa abstracta, é, pelo contrário, uma ciência muito exacta que obedece a um cálculo muito rigoroso por parte de quem o tem. Um exemplo esclarecedor:

Está trânsito numa dada auto-estrada - isto pode ser facilmente constatável pelos serviços informativos -, o que faz com necessariamente cheguemos atrasados ao trabalho. Este poderá ser um azar conveniente se aproveitarmos para ainda ir tomar um café, sob a desculpa do trânsito, observável pelo prejudicado (o patrão), incapaz, face aos dados de que dispõe, de calcular o tempo que levaria o sujeito azarado a chegar ao trabalho sem desvios.

O exemplo dado é claro na delicadeza do assunto que nos propomos sumariamente teorizar e mais delicado se torna quando se torna mais complexo e estamos perante o que apelidaríamos de “sistema de azares convenientes”.

Chamamos a atenção para o facto de não nos referimos a azares inventados – isso é do domínio da mentira -, apenas nos referimos a azares reais, mas que acabam, em virtude da mera subtracção das desvantagens às vantagens, por se tornarem positivos (convenientes) para o azarado.

Todos nós já passámos por situações em que um azar se tornou conveniente e, certamente, muitas mais nos esperam no futuro, dado que os azares convenientes não são planeáveis, antes surgem com a oportunidade. “Há males que vêm por bem”, já teremos ouvido dizer, e também há azares.

A ausência de literatura sobre a matéria poderá ser compensada com a abundância de casos práticos que venham a permitir o enriquecimento desta teoria, ainda em fase de gestação.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...